domingo, 8 de maio de 2011

Literatura I

Quinhentismo/Classicismo à século XVI

-Camões (sonetos, Os Lusíadas – Grandes Navegações)

-Antropocentrismo (Humanismo), racionalismoà decadência dos valores religiosos

-Reforma Protestante

Brasil:

-Carta de CaminhaàLiteratura de informação (choque cultural, visão do colonizador)

-Exploração do pau Brasil, cana de açúcar

-Literatura de Catequese (P.Anchieta) = catequização dos índios, teatro moralizante, poesia sacra, sermões.

Barroco à século XVII

-Contra-reforma (proposta da Igreja)

-Choque de idéias entre valores da burguesia e do clero.

Antropocentrismo X Teocentrismo

-CARPE DIEM (aproveitar a vida, preocupação com o curto tempo de vida)

-Antítese, dualidade, contradição

-Angústia existencial barroca: antíteses, paradoxos, hipérbatos, hipérboles

-CULTISMO: jogo de palavras = analogias

-CONCEPTISMO: jogo de idéias = comparação

Arcadismo/Neoclassicismo XVIII

-Iluminismo – Burguesia X Nobreza

-resgate dos padrões clássicos (razão, equilíbrio, simplicidade)

-valorização da vida campestre, idealização de um mundo pastoril e bucólico.

-TEMAS:

*carpe diem (aproveite a vida),

*fugere urbem (fuga da cidade),

*inutilia truncat (cortar o que é inútil).

AUTORES E OBRAS

CLASSICISMO:

*Luís Vaz de Camõesà

- Poesia Lírica: presença do homem no mundo, conceitos e contradições amorosas.

-Poesia Épica: Os Lusíadas, conta a viagem de Vasco da Gama às Índias, momento glorioso na História de Portugal.

*Literatura de Catequeseà Padre José de Anchieta: catequização dos índios (teatro moralizante, sermões (poesia sacra)

BARROCO:

*Padre Antônio Vieira (maior orador do conceptismo- jogo de idéias= comparação)

*Sermão da Sexagésima

*Poesiaà Gregório de Matos: CULTISTA E CONCEPTISTA

-“Boca de Inferno”

-Poesia Satírica -> critica social generalizada

-Poesia Amorosa -> carne x espírito

-Poesia Religiosa -> razão X fé

-Poesia Filosófica -> brevidade da vida

ARCADISMO:

*Poesia Lírica:

Claúdio Manoel da Costaà pseudôminos, platonismo amoroso, sonetos, imitação de Camões.

Tomás Antônio Gonzaga: “Marília de Dirceu” :

-Pseudôminos:

I – planos para a vida ao lado de Marília

II – prisão do poeta=sentimentalismo “Não tenho mais nada, porém tenho meu amor”.

*Poesia Épica (sentimento Nativista)

Basílio da Gama (Epopéia Simplificada) à O URAGUAI ( 5 cantos, sem estrofação, versos brancos).

-Contar os feitos de Gomes Freire durante os conflitos Guaraníticos.

*Poesia Satírica (critica social)

-Tomás Antônio Gonzaga: Cartas Chilenas

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