domingo, 21 de agosto de 2011

Geografia IX

A urbanização é a passagem do meio rural para o meio urbano, isso todos sabem, porém, quais são as causas pelas quais ela ocorre? A revolução industrial inglesa é um ótimo exemplo a ser dado, visto que, houve muitas mudanças, todas envolvendo a MODERNIZAÇÃO das indústrias. Mas para um melhor entendimento devemos levar em conta que antes de toda essa modernização, as tarefas eram todas feitas de maneiras mais demoradas e detalhadas, tendo assim, um trabalhador para cada função. Mas a partir da revolução industrial temos a MECANIZAÇÃO do campo, ou seja, aquele trabalhador que antes tinha uma função definida é substituído por uma máquina, a qual não só faz o trabalho dele, como também o de seu colega. Com isso, esse trabalhador corre em busca de melhores condições e trabalho. É aí que entram as cidades e todo o processo de urbanização. O que movimenta todo esse processo é a busca incessante do ser humano a melhor qualidade de vida possível, a melhores oportunidades. Todo esse processo descrito está diretamente ligado ao processo de urbanização, que consiste na passagem do meio rural para o meio urbano.

O processo de urbanização está ligado ao de Êxodo Rural, pois o êxodo rural gera a urbanização, a prova de que a urbanização é a passagem do meio rural para o meio urbano, e o que causa essa ida é o êxodo rural, onde o trabalhador rural (atua no setor primário) vai para a cidade em busca de melhores condições de vida, mas ele sai também, devido ás inúmeras modernizações que acabam por ser inventadas, prometendo maior produção executada em menos tempo, o que substitui o trabalhador rural.

Mas o que se forma com todas essas pessoas indo para um ponto? A modernização, somada a inúmeras pessoas que têm relações econômicas, sociais e politicas entre si, ocupando uma região gera uma cidade. Esta cidade, portanto, sofreu o processo de urbanização. Porém, quando a urbanização é EXPLOSIVA, temos um grande problema, pois ás vezes, as cidades, devido à concentração excessiva de pessoas, acabam pecando, gerando problemas urbanos, como a falta de infraestrutura, falta de saneamento básico, desemprego, moradias precárias, violência, poluição. Entre esses problemas urbanos, podemos citar a macrocefalia urbana, no qual surge uma cidade muito grande e populosa, ao mesmo tempo em que existem outras muito menores, com poucas pessoas e serviços. A conurbação é outro processo de “transformação das cidades” que pode ser exemplificada de Porto Alegre e Viamão. Porto Alegre se expandiu tanto que “grudou” em Viamão, em outras palavras, é a ligação da área urbana contígua de duas ou mais cidades.

Visto como, onde e por que se formam as cidades, basta classifica-las, como MEGACIDADES, MEGALÓPOLES, METRÓPOLES GLOBAIS. Megacidades são cidades muito populosas, com mais de 10 milhões de habitantes, são centros de atividade econômica que recebem muitos imigrantes em busca de trabalho, que constituem, portanto áreas de grande diversidade cultural. Metrópoles são as principais cidades de uma rede urbana conurbada, que exercem grande influencia sobre as cidade vizinhas, contando com melhores equipamentos urbanos, aumentando o fluxo de pessoas, produtos e serviços entre as cidades de sua órbita. Por sua vez, metrópoles globais têm a mesma definição de metrópole, porém, exercem influencia sobre as redes mundiais de comércio, transporte e comunicações. Megalópole são as maiores aglomerações urbanas da atualidade, formadas a partir da conurbação e expansão de duas ou mais metrópoles. Muitas contam com tecnopolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário