quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Literatura IV

PROSA ROMÂNTICA

àBrasil pós independência, ou seja, precisava-se definir o conceito de nação e cultura brasileiras. Estavam em busca de uma identidade nacional, e para isso se utilizou o romance brasileiro.

àCARACTERÍSTICAS DA PROSA ROMÂNTICA

*Sentimentalismo

*impasse amoroso, com final feliz ou trágico.

*oposição aos valores sociais

*peripécias

*flash- back narrativo

*idealização do herói

*idealização da mulher

*linguagem metafórica

à”cor local” devido á busca pela identidade nacional, desencadeada pela independência.

àDinamização da vida cultural (Bibliotecas, Faculdades, Imprensa)

àFOLHETIM (narrativa literária publicada em capítulos no rodapé dos jornais)

àPROFISSIONALIZAÇÃO DA LITERATURA (o escritor passa a poder viver por aquilo que escreve

à1º romance brasileiro “O filho do Pescador “ (Teixeira e Sousa) 1843

à1º folhetim, 1º grande sucesso “A moreninha” (Joaquim Manuel de Macedo) 1844

àROMANCE URBANO

-Romance de costumes, retrata e critica os costumes da sociedade carioca do século XIX.

àROMANCE INDIANISTA

-Volta-se para a época do descobrimento, com a valorização do indígena.

-Nacionalismo

àROMANCE REGIONALISTA

-busca a afirmação da nacionalidade

-as obras se caracterizam por fixar traços peculiares da cultura e natureza de determinadas regiões do país.

àROMANCE HISTÓRICO

-romance que visa a reconstituição de fatos históricos brasileiros

AUTORES E OBRAS

JOAQUIM MANUEL DE MACEDO

*Descreve os costumes da sociedade carioca, festas, tradições, ambientes.

*Sentimentalismo (romances impossíveis, conflitos existenciais, identidade misteriosa de uma personagem...)

*Final feliz, com vitória do amor

*A moreninha

-Augusto e Carolina são os personagens principais.

-Augusto= estudante de medicina no RJ

-Carolina= vive com sua avó Dona Ana

-Augusto chega a Paquetá e encontra Carolina, havendo sentimento de ambos. Mas esse amor que surge entre eles é descoberto posteriormente, visto que eles haviam se conhecido ainda crianças numa praia e prometeram-se em casamento assim que fossem maiores. E a esperança desse reencontro levou-os a não se ligarem seriamente a ninguém.

JOSÉ DE ALENCAR

*considerado o consolidador do romance

*suas obras são um retrato fiel de suas posições políticas ( proprietário rural, político conservador, monarquista, nacionalista e escravocrata)

*ROMANCE URBANO (romance de costumes, retrata e critica os costumes da sociedade carioca do século XIX)

LUCÍOLAà Jovem prostituta que se julga indigna de um verdadeiro amor

SENHORAàO amor puro entre dois jovens, com separação motivada pelo dinheiro, o caça dotes, casamento por vingança, o amor acima de tudo. Crítica ao casamento por interesse

*ROMANCE INDIANISTA (volta-se para a época do descobrimento, com a valorização do indígena, nacionalismo)

UBIRAJARA (apresenta o índio em seu estado mais puro)

IRACEMA (anagrama da América – lenda de formação do Ceará, retrata bem a colonização portuguesa no Brasil. Iracema (índia) + Martim (colonizador)= Moacir (primeiro cearense) )

O GUARANI (Peri=índio aparece civilizado em contato com brancos

ROMANCE ROMÂNTICO REGIONAL (busca a afirmação da nacionalidade, as obras se caracterizam por fixar traços peculiares da cultura e natureza de determinadas regiões do país.)

*Revelou melhor o Brasil, considerando suas diversidades regionais do ponto de vista étnico, linguístico, social e cultural.

BERNARDO GUIMARÃES (suas obras valorizam o pitoresco, com uma linguagem coloquial, obedecendo à estrutura do folhetim)

*A Escrava Isaura

-Isaura e os dois homens, Leôncio (seu dono) e Álvaro (conhece num baile, depois de muitos fatos, Isaura acaba com Álvaro, por quem se apaixonou)

- Narrativa de pretensões abolicionistas, ISAURA= personagem raro, típico de romances românticos.

* O Seminarista

– Eugênio e Margarida passam a infância juntos. Eugenio precisa ir para um seminário, promete o amor para Margarida. Seu pai expulsa margarida e sua mãe das terras, mas mente para Eugenio dizendo que margarida havia se casado com outro homem. Eugenio, revoltado, segue o seminário, tornando-se padre. Quando vai rezar uma missa, encontra Margarida doente e na miséria, descobre a mentira que seu pai havia lhe contado. Margarida morre e logo depois Eugenio fica louco.

-Questão do celibato clerical

VISCONDE DE TAUNAY

*Inocência

-descrição paisagística detalhista

-traços da linguagem sertaneja

-postura critica ao autoritarismo patriarcal

-Pereira e Cirino se encontram na estrada, Pereira tinha uma filha que estava doente chamada Inocência e Cirino entendia de medicamentos e tal, chamado de “doutor”. Pereira hospeda Cirino em sua casa para curar Inocência. Entre Cirino e Inocência nasce um grande amor, porém, Inocência era prometida a Manecão. Quando Manecão chega à cidade, Cirino e Inocência tentam achar uma saída, então Inocência manda Cirino procurar um tio dela, mas Manecão, avisado, espera Cirino de tocaio e o mata. Inocência morre logo depois.

PROSA DE TRANSIÇÃO

ROMANTISMOàREALISMO

MANOEL ANTÔNIO DE ALMEIDA

àMemórias de um sargento de Milícias

-Romance de costumes “Era no tempo do rei”àD. João VI

-Painel caricatural da sociedade fluminense do início do século XIX

-Leonardo=herói, é na verdade um anti-herói, desordeiro e malandro, com isso, a obra prenuncia a literatura realista.

-Folhetim anônimo com o pseudônimo “um brasileiro” que expressava realmente os costumes e coisas reais que aconteciam. (tendência realista)

-Romance Pitaresco = protagonista é um pícaro, que vive de expedientes, um herói cômico.

*Confusão do público com o privado

TEATRO ROMÂNTICO – MARTINS PENA

ROMANTISMOàREALISMO

*Comédia de costumes

*O Noviço

-temática do amor contrariado – Emília e Carlos

-Interiorano Ingênuo- ROSA

-FLORÂNCIA E AMBRÓSIO (interesse por dinheiro, dá golpes em mulheres bígamo)

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