REALISMO
àInício na França, em 1857.
àO romance passa a ser instrumento de critica ás instituições sociais.
àContexto da 2º revolução industrial
àIMPÉRIOà REPÚBLICA abolição
CARACTERÍSTICAS
àOBJETIVIDADE E RACIONALISMO
*negação da fantasia, do sentimento e da imaginação exageradas.
*busca explicações cientificamente aceitáveis.
àCOMTEMPORANEIDADE
*valorização do presente
*volta ao passado para explicar o presente, não como fuga da realidade.
àVEROSSIMILHANÇA
*contato com a realidade
*distanciamento de milagres, religiosidade,...
àTIPIFICAÇÃO SOCIAL
*representação de sociais por meio de ações, falas, gestos,...
àCRÍTICA
*ataque aos valores burgueses como o casamento
*crítica ao clero, capitalismo, preconceito racial, monarquia, ao romantismo
*crítica social
àANÁLISE PSICOLÓGICA
*observação do individuo, causas e consequências das ações humanas considerando suas relações com o meio.
àDETALHISMO
*narração, preferencia pela 3º pessoa, impessoalidade.
*descrição detalhada de ambientes, ações e personagens.
àPREOCUPAÇÃO FORMAL
*preocupação com a clareza, predomínio de denotação.
àTEMAS
*Descrença na estrutura familiar e casamento
*parasitismo social
*fracasso mesclado á vida dos indivíduos
*adultério, egoísmo, vaidade, hipocrisia, interesses.
*limites entre loucura e razão.
*ambiguidade nas ações dos personagens
*crítica ao clero, capitalismo, preconceito racial, monarquia.
*pessimismo, ironia
REALISMO NO BRASIL
*O BR ainda é uma nação agrária, monarquista e escravocrata.
*Abolição (1888) e Proclamação da República (1889).
*modernizam-se as cidades, escrevem-se leis, moderniza-se o ensino superior, surge o telégrafo e aparecem os primeiros jornais regularmente publicados.
*marco inicialàMEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRAS CUBAS.
MACHADO DE ASSIS
*inaugura o realismo no Brasil com memórias póstumas de Brás Cubas
à1º FASE
*Imatura
*Tendências românticas (foi romântico a sua maneira, com melancolia, humor, sobriedade, já revelava humor, ironia, tendência para sondagem psicológica, presença do parasita social, interesse pelas personagens femininas)
*Helena, Ressureição, A mão e a luva, Iaió Garcia
à2º FASE
*Realista
*revoluciona a prosa ficcional, temática do adultério, parasitismo social, da linha tênue que separa a razão da loucura, da hipocrisia, da ambiguidade feminina, do egoísmo, da vaidade.
*Memórias póstumas de Brás Cubas
*Quincas Borba
*Dom Casmurro
*Esaú e Jacó
*Memorial de Alves
àCARACTERÍSTICAS DA PROSA MACHADIANA
*digressões ( interrupção no livro para comentários)
*Metalinguagem
*”Conversa” com o leitor
*ruptura da linearidade, com fragmentação dos episódios
àTEMAS
*adultério, questiona-se a instituição do casamento burguês, frágil e convencional.
*a loucura, que coloca em discussão os tênues limites entre a normalidade e a anormalidade.
*Hipocrisia, jogo entre o ser e parecer, numa sociedade dominada pela dissimulação, desonestidade e aparências.
*Egoísmo e Interesse, com ânsia por dinheiro, poder, status.
*Mediocridade das personagens, não há grandeza moral nas personagens machadianas.
àNesse contexto, ironia, pessimismo, ceticismo, hipocrisia, mediocridade, falsos valores do mundo burguês, que desmascarados levam ao autor à descrença do homem e na sociedade.
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRAS CUBAS
-narrado em 1ª pessoa r
-1º conto realista no Brasil
-representa as elites podres
-visão orgânica da morte
*Depois de morto, Brás Cubas escreve um livro contando a história de sua vida.
*Decide começar narrando a sua morte (narrativa não linear)
*O narrador em 1º pessoa, ou o 1º espectro é aparentemente descomprometido com o narrado. Trata-se de uma critica aos procedimentos narrativos tradicionais.
*Teria morrido de pneumonia, após supostamente ter inventado o “emplasto Brás Cubas”, remédio para curar a hipocondria (no sentido de melancolia) da humanidade.
*O episódio do emplasto é uma crítica ao cientificismo do final do século XIX. Arrogante, o “inventor” acredita ser capaz de curar a humanidade e o faz, principalmente , por “sede de nomeada” (vaidade).
QUINCAS BORBA
*Narrado em terceira pessoa
*Crítica ao positivismo e ao evolucionismo
*Rubião era um jovem professor mineiro. Quincas Borba apaixona-se por sua irmã, mas ela morre em seguida, mesmo assim, há a aproximação de Quincas e Rubião. Quincas Borba deixa sua herança para Rubião com a condição de que este cuidasse de seu cachorro, também chamado Quincas Borba (Quincas Borba acreditava que seu cachorro era a continuidade de sua vida). Rubião fica com o cão e rico, então se apaixona por Sofia, esposa de Cristiano Palha. Sofia e Cristiano Palha tiram dinheiro de Rubião (Rubião era apaixonada por Sofia, Cristiano cuidava dos negócios, desviando dinheiro). Rubião perde a razão e a fortuna, fica louco e é internado, depois foge e vai para Barbacena, onde morre.
*Moral: todos os personagens não prestam só o cachorro é fiel até a morte a Rubião.
DOM CASMURRO
*Bentinho é filho de Dona Glória. Na adolescência, Bentinho e Capitu namoram, porém, Bentinho precisa ir para um seminário por uma promessa da mãe.
*Lá conhece Ezequiel Escobar, que o ajuda a fugir do seminário. Saindo do seminário, o namoro entre Bentinho e Capitu se intensifica, vão para SP e casam-se. Ao mesmo tempo, Escobar case-se com Sancha, a melhor amiga de Capitu.
*Os casais (Capitu e Bentinho / Escobar e Sancha) se dão bem, e ambas as mulheres engravidam e os nomes dados ás crianças são em homenagem aos amigos.
-CAPITU+BENTINHO=EZEQUIEL SANCHA+ESCOBAR=CAPITUZINHA
*Ezequiel, filho de Capitu com Bentinho, se parece muito com o amigo do casal, com isso, Bentinho começa a pensar que Ezequiel não é filho dele, assim como Capitu e Escobar são traidores. Depois de um tempo Escobar morre afogado e Capitu chora muito no velório dele, o que leva Bentinho a desconfiar ainda mais do caso.
*O casamento de Capitu e Bentinho torna-se insustentável, com isso, Bentinho resolve levar Capitu e Ezequiel para a Europa. Logo a esposa morre.
*Um dia Ezequiel volta e reencontra o pai, e Bentinho só tem mais certeza ainda de Ezequiel é fruto de um adultério. Ezequiel vai embora, viaja, e morre.
*Bentinho vive no RJ, sozinho e sem herdeiros, apelidado de Dom Casmurro.
CONTO MACHADIANO
MISSA DO GALO
Nogueira tinha o sonho de ir a missa do galo, e naquela noite, estava na casa de conceição, esperando o escrivão Meneses acordar para irem.
Conceição e Nogueira conversam, comentam sobre livros e perdem a noção do tempo. Os braços de conceição revelam-se um pouco e encantam Nogueira. Após um bom tempo conversando ouvem um grito Missa do Galo e se dão conta de que haviam perdido o tempo da missa conversando. A proximidade intelectual de ambos encaminha a possibilidade de adultério, ainda que não concreto.
ESPELHO
Jacobina acredita que existem duas almas, uma interna (nata e imutável, olha de dentro para fora) e outra externa (adquirida e passível de ser transformada, olha de fora para dentro). Jacobina foi alferes oficial, usando sempre uniforme. Jacobina afirmava que o alferes havia eliminado o homem, mas ambas as almas ou imagens dependiam uma da outra, porque certa vez, passando na casa de sua tia Marcolina, se viu afastado da alma externa, a de alferes, e tudo foi perdendo sentido. Desanimado, olhava-se no espelho, mas via uma imagem distorcida, percebendo tudo, veste sua farda de alferes e novamente integra as duas almas.
CARTOMANTE
Vilela + Rita + Camilo = triângulo amoroso
Vilela + Rita: casados
Camilo + Vilela: amizade de infância
Morte da mãe de Camilo (ceticismo)
Camilo + Rita: adultério
Rita → Cartomante
Recado anônimo → Camilo
Afastamento entre os amigos
Recado Vilela → Camilo
No caminho → acidente → parada na Cartomante → segue o destino principal
Camilo → casa de Vilela → Rita morta → Camilo morto
UM HOMEM CÉLEBRE
Pestana era um músico solitário, com companhia de seu piano e um negro. Músicos clássicos eram sua fonte de inspiração. Produzia polcas que se tornaram famosas. A tentativa de produzir uma peça clássica obcecava-o.
Pestana casou-se com Maria e fez uma polca, mas vendo que era quase um plágio, caiu em depressão, pensando até em se matar. Maria morreu e ele produziu polcas. Morreu como homem comum sem o sucesso que buscava na música clássica.
PAI CONTRA MÃE
Cândido Neves e Clara tem uma filha e são pobres e endividados, para que sua filha não sofra eles resolvem doar a criança. Quando Cândido vai levar a criança, encontra uma mulata fugida, capturando-a. A mulata está gravida e pede para que Candido não a entregue, mas ele a entrega ao seu senhor e ganha o dinheiro salvador.
O CASO DA VARA
Damião fugiu do seminário. Em Sinhá Rita vê a solução para a fuga, mas Rita logo chama seu pai João Carneiro. Sinhá Rita tinha uma vara com a qual batia nos empregados. Enquanto seu pai não chegava, Damião conta anedotas para Sinhá e Lucrécia (empregada) se distrai e erra o que estava fazendo, Sinhá, vendo isso, a ameaça com a vara, mas Damião a protege, tornando-se uma espécie de padrinho. Quando João Carneiro chega, ouve Sinhá falar do seu plano de fazer o padrinho interceder junto ao pai de Damião, em resposta, João Carneiro fica furioso e Sinhá também com ele.
Á espera da nova resposta, Damião assiste ao castigo de Lucrécia. Ele era padrinho dela, porém, vendo que a decisão de sair do seminário estava nas mãos de Sinhá, entrega a vara a Sinhá para que o castigo seja feito.
REALISMO EM PORTUGAL
àPortugal=anticlerical e antimonárquico, palco da expansão da burguesia
EÇA DE QUEIRÓS
*tem a intenção de corrigir os vícios da burguesia portuguesa, criticando costumes e usando sátiras, escreve romances de tese.
àInquérito (história) da sociedade Portuguesa
O CRIME DE PADRE AMARO
*Romance anticlerical
*Padre Amaro vai servir em Leiria, hospeda-se na casa da beata S. Joaneira que tinha uma filha chamada Amélia.
*Amélia inicia sua sedução a Amaro, e dá certo sua sedução. Porém, Amélia tinha um noivo, chamado João Eduardo. Enciumado, João Eduardo publica um artigo no jornal criticando a igreja e insinuando o caso de Padre Amaro e Amélia. O romance intensifica-se e Amélia engravida. Como não se pode ter conhecimento público do nascimento, quando a criança nasce, padre Amaro a entrega para Carlota – “tecedeira dos anjos”. A criança e Amélia morrem. O padre fica sem remorsos e trata de sua transferência dali para a Vila França.
PRIMO BASÍLIO
*Tem subtítulo “Episódio da vida doméstica”
*Ataca a família lisboeta, servindo-se de um pequeno quadro doméstico.
*Luísa e Jorge são o típico casal burguês. Jorge é funcionário público e viaja a trabalho. Luísa tem uma vida monótona, que tenta diversificar com leituras românticas, mas isso se torna insuportável e ela se envolve com o primo Basílio, seu primeiro amor, chegado de Paris. Juliana, a criada, encontra as cartas de Luísa para Basílio e começa a chantagear a patroa, ameaçando entregar as provas da traição a Jorge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário