quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Literatura V

REALISMO

àInício na França, em 1857.

àO romance passa a ser instrumento de critica ás instituições sociais.

àContexto da 2º revolução industrial

àIMPÉRIOà REPÚBLICA abolição

CARACTERÍSTICAS

àOBJETIVIDADE E RACIONALISMO

*negação da fantasia, do sentimento e da imaginação exageradas.

*busca explicações cientificamente aceitáveis.

àCOMTEMPORANEIDADE

*valorização do presente

*volta ao passado para explicar o presente, não como fuga da realidade.

àVEROSSIMILHANÇA

*contato com a realidade

*distanciamento de milagres, religiosidade,...

àTIPIFICAÇÃO SOCIAL

*representação de sociais por meio de ações, falas, gestos,...

àCRÍTICA

*ataque aos valores burgueses como o casamento

*crítica ao clero, capitalismo, preconceito racial, monarquia, ao romantismo

*crítica social

àANÁLISE PSICOLÓGICA

*observação do individuo, causas e consequências das ações humanas considerando suas relações com o meio.

àDETALHISMO

*narração, preferencia pela 3º pessoa, impessoalidade.

*descrição detalhada de ambientes, ações e personagens.

àPREOCUPAÇÃO FORMAL

*preocupação com a clareza, predomínio de denotação.

àTEMAS

*Descrença na estrutura familiar e casamento

*parasitismo social

*fracasso mesclado á vida dos indivíduos

*adultério, egoísmo, vaidade, hipocrisia, interesses.

*limites entre loucura e razão.

*ambiguidade nas ações dos personagens

*crítica ao clero, capitalismo, preconceito racial, monarquia.

*pessimismo, ironia

REALISMO NO BRASIL

*O BR ainda é uma nação agrária, monarquista e escravocrata.

*Abolição (1888) e Proclamação da República (1889).

*modernizam-se as cidades, escrevem-se leis, moderniza-se o ensino superior, surge o telégrafo e aparecem os primeiros jornais regularmente publicados.

*marco inicialàMEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRAS CUBAS.

MACHADO DE ASSIS

*inaugura o realismo no Brasil com memórias póstumas de Brás Cubas

à1º FASE

*Imatura

*Tendências românticas (foi romântico a sua maneira, com melancolia, humor, sobriedade, já revelava humor, ironia, tendência para sondagem psicológica, presença do parasita social, interesse pelas personagens femininas)

*Helena, Ressureição, A mão e a luva, Iaió Garcia

à2º FASE

*Realista

*revoluciona a prosa ficcional, temática do adultério, parasitismo social, da linha tênue que separa a razão da loucura, da hipocrisia, da ambiguidade feminina, do egoísmo, da vaidade.

*Memórias póstumas de Brás Cubas

*Quincas Borba

*Dom Casmurro

*Esaú e Jacó

*Memorial de Alves

àCARACTERÍSTICAS DA PROSA MACHADIANA

*digressões ( interrupção no livro para comentários)

*Metalinguagem

*”Conversa” com o leitor

*ruptura da linearidade, com fragmentação dos episódios

àTEMAS

*adultério, questiona-se a instituição do casamento burguês, frágil e convencional.

*a loucura, que coloca em discussão os tênues limites entre a normalidade e a anormalidade.

*Hipocrisia, jogo entre o ser e parecer, numa sociedade dominada pela dissimulação, desonestidade e aparências.

*Egoísmo e Interesse, com ânsia por dinheiro, poder, status.

*Mediocridade das personagens, não há grandeza moral nas personagens machadianas.

àNesse contexto, ironia, pessimismo, ceticismo, hipocrisia, mediocridade, falsos valores do mundo burguês, que desmascarados levam ao autor à descrença do homem e na sociedade.

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRAS CUBAS

-narrado em 1ª pessoa r

-1º conto realista no Brasil

-representa as elites podres

-visão orgânica da morte

*Depois de morto, Brás Cubas escreve um livro contando a história de sua vida.

*Decide começar narrando a sua morte (narrativa não linear)

*O narrador em 1º pessoa, ou o 1º espectro é aparentemente descomprometido com o narrado. Trata-se de uma critica aos procedimentos narrativos tradicionais.

*Teria morrido de pneumonia, após supostamente ter inventado o “emplasto Brás Cubas”, remédio para curar a hipocondria (no sentido de melancolia) da humanidade.

*O episódio do emplasto é uma crítica ao cientificismo do final do século XIX. Arrogante, o “inventor” acredita ser capaz de curar a humanidade e o faz, principalmente , por “sede de nomeada” (vaidade).

QUINCAS BORBA

*Narrado em terceira pessoa

*Crítica ao positivismo e ao evolucionismo

*Rubião era um jovem professor mineiro. Quincas Borba apaixona-se por sua irmã, mas ela morre em seguida, mesmo assim, há a aproximação de Quincas e Rubião. Quincas Borba deixa sua herança para Rubião com a condição de que este cuidasse de seu cachorro, também chamado Quincas Borba (Quincas Borba acreditava que seu cachorro era a continuidade de sua vida). Rubião fica com o cão e rico, então se apaixona por Sofia, esposa de Cristiano Palha. Sofia e Cristiano Palha tiram dinheiro de Rubião (Rubião era apaixonada por Sofia, Cristiano cuidava dos negócios, desviando dinheiro). Rubião perde a razão e a fortuna, fica louco e é internado, depois foge e vai para Barbacena, onde morre.

*Moral: todos os personagens não prestam só o cachorro é fiel até a morte a Rubião.

DOM CASMURRO

*Bentinho é filho de Dona Glória. Na adolescência, Bentinho e Capitu namoram, porém, Bentinho precisa ir para um seminário por uma promessa da mãe.

*Lá conhece Ezequiel Escobar, que o ajuda a fugir do seminário. Saindo do seminário, o namoro entre Bentinho e Capitu se intensifica, vão para SP e casam-se. Ao mesmo tempo, Escobar case-se com Sancha, a melhor amiga de Capitu.

*Os casais (Capitu e Bentinho / Escobar e Sancha) se dão bem, e ambas as mulheres engravidam e os nomes dados ás crianças são em homenagem aos amigos.

-CAPITU+BENTINHO=EZEQUIEL SANCHA+ESCOBAR=CAPITUZINHA

*Ezequiel, filho de Capitu com Bentinho, se parece muito com o amigo do casal, com isso, Bentinho começa a pensar que Ezequiel não é filho dele, assim como Capitu e Escobar são traidores. Depois de um tempo Escobar morre afogado e Capitu chora muito no velório dele, o que leva Bentinho a desconfiar ainda mais do caso.

*O casamento de Capitu e Bentinho torna-se insustentável, com isso, Bentinho resolve levar Capitu e Ezequiel para a Europa. Logo a esposa morre.

*Um dia Ezequiel volta e reencontra o pai, e Bentinho só tem mais certeza ainda de Ezequiel é fruto de um adultério. Ezequiel vai embora, viaja, e morre.

*Bentinho vive no RJ, sozinho e sem herdeiros, apelidado de Dom Casmurro.

CONTO MACHADIANO

MISSA DO GALO

Nogueira tinha o sonho de ir a missa do galo, e naquela noite, estava na casa de conceição, esperando o escrivão Meneses acordar para irem.

Conceição e Nogueira conversam, comentam sobre livros e perdem a noção do tempo. Os braços de conceição revelam-se um pouco e encantam Nogueira. Após um bom tempo conversando ouvem um grito Missa do Galo e se dão conta de que haviam perdido o tempo da missa conversando. A proximidade intelectual de ambos encaminha a possibilidade de adultério, ainda que não concreto.

ESPELHO

Jacobina acredita que existem duas almas, uma interna (nata e imutável, olha de dentro para fora) e outra externa (adquirida e passível de ser transformada, olha de fora para dentro). Jacobina foi alferes oficial, usando sempre uniforme. Jacobina afirmava que o alferes havia eliminado o homem, mas ambas as almas ou imagens dependiam uma da outra, porque certa vez, passando na casa de sua tia Marcolina, se viu afastado da alma externa, a de alferes, e tudo foi perdendo sentido. Desanimado, olhava-se no espelho, mas via uma imagem distorcida, percebendo tudo, veste sua farda de alferes e novamente integra as duas almas.

CARTOMANTE

Vilela + Rita + Camilo = triângulo amoroso

Vilela + Rita: casados

Camilo + Vilela: amizade de infância

Morte da mãe de Camilo (ceticismo)

Camilo + Rita: adultério

Rita → Cartomante

Recado anônimo → Camilo

Afastamento entre os amigos

Recado Vilela → Camilo

No caminho → acidente → parada na Cartomante → segue o destino principal

Camilo → casa de Vilela → Rita morta → Camilo morto

UM HOMEM CÉLEBRE

Pestana era um músico solitário, com companhia de seu piano e um negro. Músicos clássicos eram sua fonte de inspiração. Produzia polcas que se tornaram famosas. A tentativa de produzir uma peça clássica obcecava-o.

Pestana casou-se com Maria e fez uma polca, mas vendo que era quase um plágio, caiu em depressão, pensando até em se matar. Maria morreu e ele produziu polcas. Morreu como homem comum sem o sucesso que buscava na música clássica.

PAI CONTRA MÃE

Cândido Neves e Clara tem uma filha e são pobres e endividados, para que sua filha não sofra eles resolvem doar a criança. Quando Cândido vai levar a criança, encontra uma mulata fugida, capturando-a. A mulata está gravida e pede para que Candido não a entregue, mas ele a entrega ao seu senhor e ganha o dinheiro salvador.

O CASO DA VARA

Damião fugiu do seminário. Em Sinhá Rita vê a solução para a fuga, mas Rita logo chama seu pai João Carneiro. Sinhá Rita tinha uma vara com a qual batia nos empregados. Enquanto seu pai não chegava, Damião conta anedotas para Sinhá e Lucrécia (empregada) se distrai e erra o que estava fazendo, Sinhá, vendo isso, a ameaça com a vara, mas Damião a protege, tornando-se uma espécie de padrinho. Quando João Carneiro chega, ouve Sinhá falar do seu plano de fazer o padrinho interceder junto ao pai de Damião, em resposta, João Carneiro fica furioso e Sinhá também com ele.

Á espera da nova resposta, Damião assiste ao castigo de Lucrécia. Ele era padrinho dela, porém, vendo que a decisão de sair do seminário estava nas mãos de Sinhá, entrega a vara a Sinhá para que o castigo seja feito.


REALISMO EM PORTUGAL

àPortugal=anticlerical e antimonárquico, palco da expansão da burguesia

EÇA DE QUEIRÓS

*tem a intenção de corrigir os vícios da burguesia portuguesa, criticando costumes e usando sátiras, escreve romances de tese.

àInquérito (história) da sociedade Portuguesa

O CRIME DE PADRE AMARO

*Romance anticlerical

*Padre Amaro vai servir em Leiria, hospeda-se na casa da beata S. Joaneira que tinha uma filha chamada Amélia.

*Amélia inicia sua sedução a Amaro, e dá certo sua sedução. Porém, Amélia tinha um noivo, chamado João Eduardo. Enciumado, João Eduardo publica um artigo no jornal criticando a igreja e insinuando o caso de Padre Amaro e Amélia. O romance intensifica-se e Amélia engravida. Como não se pode ter conhecimento público do nascimento, quando a criança nasce, padre Amaro a entrega para Carlota – “tecedeira dos anjos”. A criança e Amélia morrem. O padre fica sem remorsos e trata de sua transferência dali para a Vila França.

PRIMO BASÍLIO

*Tem subtítulo “Episódio da vida doméstica”

*Ataca a família lisboeta, servindo-se de um pequeno quadro doméstico.

*Luísa e Jorge são o típico casal burguês. Jorge é funcionário público e viaja a trabalho. Luísa tem uma vida monótona, que tenta diversificar com leituras românticas, mas isso se torna insuportável e ela se envolve com o primo Basílio, seu primeiro amor, chegado de Paris. Juliana, a criada, encontra as cartas de Luísa para Basílio e começa a chantagear a patroa, ameaçando entregar as provas da traição a Jorge.

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