quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Geografia XII

INDUSTRIALIZAÇÃO

Tipos de indústrias

Base – Fabrica para outras indústrias, processamento inicial de matéria prima

Bens finais

Pesada- Geralmente bens de produção, utiliza grande quantidade de matéria prima e energia.

Leve- Geralmente bens de consumo, utiliza pequena quantidade de matéria prima e energia.

Os tecnopolos estão para a terceira revolução industrial, como as regiões carboníferas estavam para a primeira ou o petróleo para a segunda.

A atividade industrial teve e tem como base o investimento contínuo no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias, para que sejam utilizadas no processo produtivo e nas linhas de produção, o principal objetivo é criar máquinas, equipamentos, fontes de energia, transporte e materiais, isso com o intuito de expandir mercado e sempre elevar a produtividade, diminuindo os custos e atingindo patamares de lucros cada vez mais altos.

- Tecnopolos: unidades integradas de desenvolvimento técnico-científico para a produção industrial disseminados a partir da década de 1990 (Universidade-Indústrias). EUA: Vale do Silício; Brasil: Campinas; Japão: Tsukuba;

Antecedentes:

*Advento do capitalismo

*Liberalismo– campo político -econômico do capitalismo, onde era dada muita importância a liberdade de concorrência, e com a nascente burguesia se deu a nova ordem econômica. Organização do sistema capitalista pela lei da oferta e da procura, sem intervenção do estado.

*Capitalismo- definido por MARX, um sistema econômico com o objetivo do lucro, que vem a partir da exploração do proletariado.

Capitalistas-donos do meio de produção. *MAIS VALIA : é o lucro do cara que vai vender sob o trabalho do proletário, é a exploração.

Proletários-vendem seu trabalho.

Quando surgiu?

No século XVIII, na Inglaterra, quando ocorreram diversas transformações de ordem política, econômica, social e técnica. Era a chamada primeira Revolução Industrial.

Houve o descobrimento do carvão mineral como fonte de energia, o que deu origem às primeiras máquinas a vapor e locomotivas. Assim foram criadas novas formas de se locomover e produzir.

Ocorreu devido também a modernização do campo. Foi a chamada MECANIZAÇÃO das indústrias, onde o homem foi substituído pelas máquinas. Com isso, houve um grande êxodo rural, ou seja, a saída do campo para as cidades. As cidades, sofreram o processo de urbanização, aumento o número de habitantes e com uma maior necessidade de produzir.

RESUMO

*Primeira revolução industrial

-Carvão mineral

-Eletricidade

-máquina a vapor e locomotivas

-mecanização do campo à êxodo rural

-Inglaterra França

-Forma artesanalàforma mecanizada

-Ocorreu em países de industrialização antiga

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Com a industrialização já nascente, houve nessa segunda revolução industrial, a necessidade de se aprimorar técnicas, aumentar produção, sempre priorizando o menor tempo junto com a maior produção.

A população urbana agora é maior que a rural, nas cidades, há inúmeras indústrias, o que leva a um novo êxodo rural, só que desta vez motivado pela geração de empregos nas indústrias já existentes.

As fontes de energia usadas foram o petróleo e o gás, deixando o carvão um pouco de lado.

A revolução técnico cientifica trouxe sistemas de produção diferentes. Surgiram o Fordismo e o Taylorismo. Ambos os sistemas tinham objetivos iguais, aumentar a produção e o lucro e racionalizar a produção.

O taylorismo visava à rapidez, o operário devia realizar sua tarefa o mais rápido possível. Assim, ele padronizou a realização de tarefas simples e repetitivas, ou seja, dividiu o trabalho em várias etapas.

Já o Fordismo introduziu as linhas de montagem, onde cada operário ficava fazendo uma tarefa específica, enquanto o automóvel se deslocava por meio de esteiras pelo interior da fábrica, criando um ritmo de trabalho.

O just in time visava a redução dos estoques.

Os Estados Unidos e a Alemanha, a partir da segunda revolução industrial, juntaram-se como potencias com França e Inglaterra.

As principais invenções foram o automóvel, o telefone e o telégrafo.

RESUMO

*Segunda Revolução Industrial

-Petróleo e gás

-Automóvel, telefone, telégrafo...

-Empregos nas indústrias = Êxodo Rural

-EUA e Alemanha

- Objetivo de aumentar a produção, produzindo no menor tempo possível, visando mais lucros.

-Novos sistemas de produçãoàFordismo e Taylorismo, just in time

CRISE DE 1929

Com o grande desenvolvimento da industrialização dos EUA, a produção era cada vez maior, porém, os países que saíram da primeira guerra estavam enfraquecidos, então não compravam dos EUA mais. Além da inflação (aumento de preços não acompanha salário)

- O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários (Inflação). Além de a mecanização tergerado muito desemprego.
- A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram
isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.

Diante da contínua produção, gerada pela euforia norte-americana, e a falta de consumidores, houve uma crise de superprodução. Os agricultores, para armazenar os cereais, pegavam empréstimos, e logo após, perdiam suas terras. As indústrias foram forçadas a diminuir a sua produção e demitir funcionários, agravando mais ainda a crise.

Brasil:

-Os EUA eram compradores de café do brasil, e com essa crise, diminuíram a compra. A subida de Vargas ao poder, juntamente com a implantação do sistema de substituição de importações

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A partir dela, os países de terceiro mundo começaram a se industrializar, como é o exemplo do Brasil.

Descrição: http://pt.shvoong.com/images/spacer.gif?s=summarizer&d=1317485422671&id=273206cf-974b-4c4a-9b0e-9e13b6659030O IMPULSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1946-61.

1)O COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL E SEU PAPEL NA ECONOMIA Dentro do modelo industrial o Brasil deu maior ênfase ao seu processo de substituições de importações. Logo após a segunda guerra mundial o país ainda continuava com déficit em seu balanço de pagamentos, devido ao baixo volume de exportações de produtos primários e estes por sua vez obtinha um lucro cada vez menor, fato esse que levou as conseqüências de desestimulação da parte dos exportadores. O Brasil típico de um país agro-expotador sentia sua economia afetada diretamente com as exportações em declínio. Mais paralelamente a este cenário as importações aumentava-se em grandes proporções principalmente as de bens de capital e de combustíveis. Este fato se deu principalmente porque o país necessitava de suprir sua demanda por bens manufaturados, o país passaria agora a produzir bens manufaturados que até então eram importados, dando continuidade ao processo de substituições de importações.

2) O MERCADO MUNDIAL PARA AS EXPORTAÇÕES TRADICIONAIS DO BRASIL NA DÉCADA DE 1950. O comércio das exportações do Brasil, havia perdido consideravelmente grande fatia do mercado devido ao alto preço de café, que nesta época o país dominava o comércio mundial do produto, fato esse que estimulou outros países a produzirem este bem. Estudos feitos por especialistas observavam que o aumento da elasticidade renda diminuía o consumo de bens primários e por outro lado induzia a um aumento por bens manufaturados, de olho neste cenário fica evidente que o país precisava urgentemente acelerar seu processo de industrialização.

-A diferença da industrialização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos:

Só que diferentemente do que ocorreu nos países do mundo desenvolvido, a industrialização não resultou necessariamente na melhoria de vida das populações, ou no desenvolvimento do país, pois esse processo nos países subdesenvolvidos se deu de forma dependente de capitais internacionais, o que gerou um aprofundamento da dependência externa, como o que é expresso através das dívidas externas, além do que, as indústrias que para cá vieram por já serem relativamente modernas não geraram o número de empregos necessários para absorver a mão de obra cada vez mais numerosa que vinha do campo para as cidades, isso fez com que ocorresse um processo de metropolização acelerado, que não foi acompanhado de implantação de infra- estrutura e da geração de empregos, o que gerou um dos maiores problemas dos países subdesenvolvidos hoje o inchaço das grandes cidades, com os problemas decorrentes do mesmo.

TIPOS DE INDUSTRIALIZAÇÃO

Industrialização Clássica-originalà primeira revolução industrial, Inglaterra, final do século XVIII. Típica de países do norte. Desenvolvimento equilibrado entre indústrias pesadas e de bens de consumo. EUA, Japão...

Industrialização Planificada-socialistaà Século XX. É regida pelo estado, a indústria não era privada, predomínio de empresas estatais, ênfase nas industrias pesadas, de base ou de meios de produção (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas...) países socialistas, como a Rússia.

Industrialização Tardia-periféricaà Países que se industrializaram muito tempo depois da primeira revolução industrial. Base nas indústrias de bens de consumo. Usa capitais estrangeiros. Típica de países do Sul. Argentina, México, Brasil.

*SOCIALISTAS – a indústria que mais cresceu foi a de base.

*SUBSDESENVOLVIDOS – a indústria que mais se desenvolveu foi a de consumo.

*DESENVOLVIDOS- as indústria de consumo e bens de produção evoluíram.

JAPÃO E O TOYOTISMO

-Foi a substituição da linha de produção pelas equipes de trabalho. A equipe é responsável por todo o processo produtivo, aumentando também a competitividade, pois a própria equipe se supervisiona.

-Logo após a Segunda guerra mundial, em 1960, foi aplicado o Toyotismo no Japão que é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. - Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa. Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado.

NEOLIBERALISMO

Conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

Orientado por uma instituição financeira internacional, como o FMI, banco mundial...

O estado não intervém diretamente na economia, somente cria estrutura para as indústrias

Mecanismo dos preços

Liberdade economia regida por uma ordem mundial.


CRISE DE 70

Crise do petróleo – na década de 70 se descobriu que o petróleo é uma fonte esgotável, o que levou ao aumento do preço do barril. Causou menos consumo e mais inflação.

PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBSDESENVOLVIDOS

Desenvolvidos= salários mais baixos e direitos trabalhistas cada vez menores.

Subdesenvolvidos= super exploração de trabalhadores

*Fuga de cérebros= pessoas de países subdesenvolvidos que são boas em alguma área de seu trabalho migram para os países desenvolvidos em busca de melhoria de vida.

INDUSTRIALIZAÇÃO EUROPÉIA

*Obtém mais lucro nas trocas comerciais do que na produção

*EUà necessidade dos países europeus em competir com os EUA.

*Os principais centros industrias europeus estão na Europa Ocidental

-Alemanha: indústria mecânica pesada, engenharia mecânica, tecnopolos.

-Reino Unido: indústria petroquímica, química e de desenvolvimento de alimentos industrializados,

-França: indústria petroquímica, implementos agrícolas, com destaque para a indústria automobilística, química, farmacêutica e agroindustrial.

-Itália: do norte (vale do pó) possui mais área industrial.

-Países Nórdicos: grandes produtores de celulose (taiga)

*Os países do leste europeu não são altamente industrializados, mas são considerados países industrializados, porém, com nível de desenvolvimento menor que o restante da Europa.

ESTADOS UNIDOS

*tem a indústria baseada no consumo

*maior crescimento da indústria americana se deu após a segunda guerra mundial, quando a vitalidade das empresas contrastava com a desorganização geral dos sistemas produtivos europeus e japoneses, atrasados pelo conflito.

*Na guerra fria, a rivalidade entre EUA e URSS provocou a bipartição europeia em dois blocos, capitalistas e socialistas. O poder dos EUA era tão grande que o dólar se transformou na moeda mundial.

*Para amenizar os efeitos das crises econômicas internacionais, nasceram o FMI e o BIRD, também conhecido como Banco Mundial. Foram considerados enfermeiros do capitalismo.

*Capitalismo século XIX= competitivo ou liberal

*Capitalismo século XX= formação extremamente monopolista!!!

JAPÃO

*considerado aquele que mais importou matéria prima e exportou produtos industrializados.

*após a segunda guerra mundial, foi reerguido pelo plano marshall (investimentos norte americanos).

*Foi o idealizador do desenvolvimento industrial dos Tigres Asiáticos

INDUSTRIALIZAÇÃO DO MUNDO SOCIALISTA

* Industrialização Planificada-socialistaà Século XX. É regida pelo estado, a indústria não era privada, predomínio de empresas estatais, ênfase nas industrias pesadas, de base ou de meios de produção (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas...) países socialistas, como a Rússia.

*URSS – planos quinquenais foram o planejamento econômico, mas a falta de concorrência, os gastos com a sociedade , o envolvimento com a guerra fria e a corrida aeroespacial levaram o país a uma grande crise de sistema. Mais tarde a URSS se desmembrou.

*RÚSSIA- importante no suprimento mundial de energia

INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA

* Industrialização Tardia-periféricaà Países que se industrializaram muito tempo depois da primeira revolução industrial. Base nas indústrias de bens de consumo. Usa capitais estrangeiros. Típica de países do Sul. Argentina, México, Brasil.

*Mas o que levou esses países a serem os mais cobiçados pelos investidores estrangeiros hoje em dia?

-Na América Latina, foram as riquezas mineiras, a situação política da época, instalação de indústria nas ares mais nobres (perto de portos, rodovias), salários baixos, poucas vantagens trabalhistas..)

-Tigres Asiáticos velhos (Taiwan, Hong Kong, Cingapura e Coréia do Sul) foi a mão de obra barata

-Brasil, México e Argentina, foram os pioneiros na industrialização da América Latina, feita pela substituição de importações. Começaram o processo após a primeira guerra e intensificaram a partir da década de 30. Começaram a ser implantadas fábricas para produzir bens de consumo não duráveis e semiduráveis que antes eram importados da Europa.

-Após a segunda guerra, havia carência de indústrias de base e limitação tecnológicas, que coincidiu com uma fase de internacionalização capitalista, onde houve a entrada de capitais estrangeiros através das multinacionais.

CAPITALISMO DO SÉCULO XX

*Muito marcado por práticas monopolistas! Práticas monopolistas:

PRÁTICAS MONOPOLISTAS

*cartel (grupo de empresas que se unem para diminuir a livre-concorrência através do controle de preços ou produção de artigos semelhantes)

*truste (controle do mercado através da fusão de empresas de um mesmo setor, com o objetivo de diminuir custos de operação controlando fornecimento de MP, industrialização e venda – é combatida com leis anti-truste)

*holding (controle acionário de várias indústrias);

*conglomerado (diversas indústrias pertencentes a uma mesma holding – ex. Unilever).

*Industrialização Brasileira

A economia brasileira foi impulsionada pela indústria cafeeira, no século XIX e XX, que deu as bases para a indústria no Brasil.

Fatores que favoreceram a industrialização:

-capital do café acumulado

-crescimento acelerado dos grandes centros urbanos derivado do fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população

-abundante quantidade de mão-de-obra estrangeira, sobretudo de italianos, que antes trabalhavam na produção do café.

-Era Vargas- substituição de importações.

-infra-estrutura

-desenvolvimento região sudeste

*No final dos anos 90, graças à abertura da economia da, houve fluxo de investimentos estrangeiros.

-Campinas= mais importante centro tecnológico do Brasil (empresas como Motorola, IBM). Universidade de campinas, PUC-Campinas e a fundação centro tecnológico.

-São José dos Campos= desenvolvimento do polo aeroespacial, especialmente no ITA e no centro tecnológico da aeronáutica.

***DESCENTRALIZAÇÃO DAS INDÚSTRIAS= enviam seus parques produtivos para áreas de menor concentração. Saída de indústria de áreas centrais para áreas periféricas que oferecem vantagens ao processo.

Ex: SUDESTEà NORDESTE (mdo barata, incentivos fiscais, grandes cidade com boa infraestrutura para escoamento).

Bahia – indústria automobilística; Nordeste – indústria têxtil, alimentícia.

-REGIÃO SUDESTE

*SP- maior parque industrial da América Latina

*”Vale do Silício brasileiro” = São Paulo, Campinas, São Carlos e São José dos Campos.

*RJ – maior concetração industrial está em Petrópolis, Nova Friburgo...

*MG- abundancia de minérios tornou c estado centro de indústrias pesadas

-REGIÃO SUL

*RS- destaque industrial da região (empresas como Tramontina, móveis florense, Marcopolo, vinícola aurora, todeschini, Agrale)

REGIÃO NORDESTE

*Recife e Salvador

REGIÃO NORTE E CENTRO OESTE

*menor produção industrial

ESTADOS UNIDOS

-Região de industrialização mais antiga- Manufacturing Belt.

-Sun Belt (Cinturão do Sol)- concentração da industrialização oeste e sul. Áreas abrangentes no sul e oeste.

-Vale do Silício – região de maior desenvolvimento industrial atual. Concentração da indústria eletrônica e informática.

-Nos arredores de Boston está localizado um complexo de informática e em NY, a IBM.

-Setor de alta tecnologia= maior crescimento no sul. Utiliza pouca matéria prima e energia. Os produtos finais tem alto valor unitário, o que reduz o custo dos transportes. Por outro lado dependem de MDO qualificada e altos investimentos de capitais.

-O maior crescimento da indústria americana ocorreu após a segunda guerra mundial, quando a vitalidade de suas empresas contrastava com a desorganização geral dos sistemas produtivos europeus e japoneses, atrasados pelo conflito.

-A rivalidade entre EUA e URSS provocou a bipolarização do mundo. Um lado capitalista (EUA) e outro socialista (URSS). O poder dos EUA era tão grande que o dólar se transformou em moeda mundial.

-Para amenizar as crises econômicas mundiais, nasceram o FMI, BIRD-banco mundial. Também surgiu o GATT, que se transformou em OMC.

-Capitalismo do século XIXàcompetitivo ou liberal

-Capitalismo do século XXàmonopolista, marcado pela formação de trustes.

-Na segunda guerra mundial, começaram a formação de trustes nos EUA, onde empresas mais poderosas adquiriram empresas menores, chegando a formar oligopólios ou monopólios nacionais como as sete irmãs do petróleo.

-Após a segunda guerra, as grandes empresas instalaram filiais em outros países, conhecidas como multinacionais ou transnacionais.

JAPÃO

-considerado o país capitalista desenvolvido que mais importou matéria prima e exportou produtos industrializados.

-Após a segunda guerra, o país foi reerguido apoiado em investimentos norte americanos através do Plano Marshall.

-Foi o grande idealizador do desenvolvimento industrial dos Tigres Asiáticos.

INDUSTRIALIZAÇÃO NO MUNDO SOCIALISTA

* Industrialização Planificada-socialistaà Século XX. É regida pelo estado, a indústria não era privada, predomínio de empresas estatais, ênfase nas industrias pesadas, de base ou de meios de produção (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas...) países socialistas, como a Rússia.

-No auge do sistema socialista, a URSS, com toda a grande reserva de minério que possui, conseguiu desenvolver uma indústria planificada, onde o estado era o parceiro de todos os estabelecimentos produtivos. O investimento era maior nas indústrias de base, enquanto o consumo foi sufocado.

-Os planos quinquenais ficaram famosos no planejamento econômico do país, mas a falta de concorrência, gastos com a sociedade, o envolvimento com a guerra fria e a corrida aeroespacial levou o país a uma grande crise do sistema.

-Rússia – maior produtor mundial de gás natural e é uma das protagonistas mais importantes no suprimento mundial de energia.

INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA

* Industrialização Tardia-periféricaà Países que se industrializaram muito tempo depois da primeira revolução industrial. Base nas indústrias de bens de consumo. Usa capitais estrangeiros. Típica de países do Sul. Argentina, México, Brasil.

-São os mais cobiçados pelos investidores estrangeiros hoje em dia, porque ?

*América Latina ( riquezas minerais, salários baixos, poucas vantagens trabalhistas.

*Tigres Asiáticos Velhos ( Taiwan, Hong Kong, Cingapura e Coréia do Sul) – mão de obra barata

*Brasil, Argentina e México – pioneiros na substituição de importações.

-O estado nos três países fez investimentos em infra e indústria de base para dar suporte às indústrias privadas.

-Os países subdesenvolvidos periféricos são considerados hoje os NICs (Newly Industrialized Countries) – novos países industrializados. Ex: Argentina, Brasil, México, África do Sul, China, Índia, Coréia do Sul, Taiwan, Malásia, Hong Kong.

-Na América Latina e África do Sul, as indústrias cresceram formando uma classe de empresários e proletários com enormes desigualdades sociais. Os salários eram baixos e a qualificação pequena, com mercado consumidor limitado.

-Na África do Sul, o setor industrial sofreu um boicote até os anos 90 em função do forte racismo. É considerado o país industrializado do continente africano.

PARQUE INDUSTRIAL BRASILEIRO

*Maior concentração industrial– Rio Grande do Sul

-REGIÃO SUDESTE

*Vale do Paraíba – SPàRJ

*SP- maior parque industrial da América Latina

*”Vale do Silício brasileiro” = São Paulo, Campinas, São Carlos e São José dos Campos.

*RJ – maior concentração industrial está em Petrópolis, Nova Friburgo...

*MG- abundancia de minérios tornou c estado centro de indústrias pesadas

-REGIÃO NORDESTE

*Recife e Salvador

REGIÃO NORTE E CENTRO OESTE

*menor produção industrial

COMÉRCIO MUNDIAL

-O comércio mundial é uma das atividades mais importante do modelo econômico que vigora desde a queda do bloco socialista.

CAPITALISMO

*Fundamentado na propriedade privada dos meios de produção, cuja principal finalidade era o lucro.

FASES DO CAPITALISMO

1)COMERCIAL:

*século XII, juntamente com as cidades, formando assim uma camada social de mercadores europeus que também investiram numa produção agrícola, artesanal e na navegação, permitindo a expansão do comércio internacional. Fase do capitalismo mercantil (lucro: baseado na relação de extrair, produzir, comprar por menos para vender por mais.

2)INDUSTRIAL (LEMBRAR: VEM DE REV. INDUSTRIAL)

*Surgiu junto com a Revolução Industrial ocorrida na segunda metade do século XVIII e meados do século XIX na Inglaterra. As fábricas começaram a empregar um grande numero de trabalhadores. O liberalismo econômico começou a dominar o pensamento europeu (campo político-econômico do capitalismo, onde era dada muita importância à liberdade de concorrência, e com a nascente burguesia se deu a nova ordem econômica. Organização do sistema capitalista pela lei da oferta e da procura, sem intervenção do estado)

*Nessa época o capitalismo configurou um novo espaço geoeconômico, espaço de produção industrial, agrícola, criatória e extrativa, um espaço de troca e circulação de riquezas.

*Já no século XIX, com a segunda revolução industrial. O desenvolvimento dos EUA e Japão, o crescimento da indústria automobilística, a participação do estado na economia marcaram essa época. O capitalismo deixou de ser tão competitivo e começou a ser mais monopolista, com a criação de trustes, cartéis, oligopólios...

3) FINANCEIRO

*Surgiu no século XX, onde a livre concorrência ficou para trás e o capitalismo tornou-se totalmente financeiro. Empresas ou países dominaram a produção por meio de transnacionais

*A necessidade de matéria prima, MDO barata e novos mercados consumidores fez com que novas potencias passassem a investir em países mais distantes da América Latina, Ásia e alguns países africanos, formando o neocolonialismo.

*Terceira Revolução Industrial, revolução informacional.

*Os bancos tornaram-se ainda mais importante, com empréstimos às empresas. Dependência.

TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OU REVOLUÇÃO INFORMACIONAL

-Quando?? Surge no século XX

-Qual a participação do estado?? O estado tornou-se o principal agente centralizador e orientador da economia dos países, sem abalar a autonomia das empresas privadas.

-Qual eram as novas idéias??? Eram de uma maior participação do estado, na educação, transporte, ... promovendo o chamado estado de bem estar social. Ou seja, aqui estavámos tratando do keynesianismo. Keynes defendeu a intervenção estatal na economia de forma parcial, para que não fosse permitida uma total autonomia da empresa privada.

-Política de pleno emprego? Política empregada pelos EUA logo após a recessão, que mostrou que o estímulo do estado na economia trouxe a escassez de mdo e não o desemprego, melhorando a situação.

-E onde se encontra o socialismo nisso tudo ? Desde a queda da URSS, em 1917, o socialismo passou a ser modelos depois da 2ºGM às democracias populares da China, Cuba, Vietnã, entre outras.

-E houve Expansão do socialismo? Sim, depois da 2ºGM houve sua expansão, e vale lembrar que o estado atuava fortemente na economia, sociedade e administração desses países, o tipo era chamado de economia planificada, onde o estado resolvia tudo e não havia lei da oferta e da procura.

-E o mundo Bipolar?? O confronto Capitalismo (EUA) X Socialismo (URSS) dividiu o mundo em duas visões antagônicas. Com isso, os dois blocos tentavam manter áreas de influencia com a formação de alianças econômicas. Ex: COMECON (socialista) e MCE (capitalista). Esse tal aumento das áreas de influencia dos blocos, foi a chamada guerra fria.

-O que o colapso do socialismo resultou? Com o colapso do socialismo, o mundo entrou para uma nova era: a globalização

-Que conflitos essa nova ordem gerou?? O conflito entre NORTE (desenvolvido) X SUL (subdesenvolvido).

-Qual o papel do estado nessa nova ordem? O neoliberalismo entrou em ação, onde uma menor intervenção do estado foi adotada, juntamente com a redução de gastos em políticas sociais, com isso, aumentou-se a exclusão social.

-Crise do capitalismo ? 2001- negócios imobiliários (preço dos imóveis decolou) 2008- centro da crise= economia americana

-Quais são os três grandes pólos do capitalismo?? EUA, Japão e países da União Européia.

VELHA ORDEM MUNDIAL

*Guerra Fria

*Mundo Bipolar

*Dividia-se o mundo em Ocidente (capitalista, EUA) e Oriente (socialista, URSS)

NOVA ORDEM MUNDIAL

*Queda do muro de Berlim + Fim da guerra fria +pacto de Varsóvia= nascimento de um mundo multipolar, com formação de blocos econômicos.

*Queda da URSS (1917) = priorizou-se o comércio mundial, dividindo-se em fases (comercial, industrial e financeiro) = Comércio Atual (Financeiro)

*A GLOBALIZAÇÃO veio á tona, a chuva de informações, comunicações e tecnologias garantiu a proximidade entre países.

*EUA/EU/JAPÃO = os três mais importante pólos do capitalismo.

*Um novo conflito surge NORTE (desenvolvido) X SUL (subdesenvolvido).

*Comércio de hoje: é considerado multilateral pois pode ser realizado dentro e fora dos blocos econômicos dos países.

*O fim da segunda guerra mundial fez com que se pensasse em alguma instituição capaz de controlar o comércio mundial, para evitar possíveis favorecimentos e protecionismos. = solução= criação do FMI, e do BANCO MUNDIAL = criação da OIC (organização internacional do comércio)= GATT (Acordo de tarifas de comércio) – O GATT foi substituído pela OMC que previa incentivar o livre comércio com direitos iguais.

*TRIMS= acordos propostos pelo OMC feitos pelos países.

*Brasil: está no grupo pelos que lutam contra o protecionismo (proteção de mercados interno através de barreiras alfandegárias-aumento de impostos para importações- ou de incentivos – subsídios para produção interna).

*Grupo Caims- luta pelas regras justas para o comércio agrícola. Austrália, Brasil, Argentina e Canadá. –hoje tem 19 membros

FMI (Fundo monetário Internacional)

Prevê o desenvolvimento econômico, cooperando monetariamente no mundo capitalista, coordenando as paridades monetárias (evitar desvalorizações concorrenciais) e levantar fundos entre os países membros.

BIRD - Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento

Objetivo de financias projetos de recuperação econômica dos países atingidos pela guerra. Ajuda pelos desastres.

GATT

Acordo de tarifas de comércio

OMC (Organização Mundial do Comércio)

Objetivo de incentivar o livre comércio com direitos iguais. O GATT foi substituído pelo OMC.

DTI (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial)

Países desenvolvidos

*São fornecedores de produtos e serviços de alta tecnologia e de serviços financeiros bancários.

Países subdesenvolvidos

*Os países periféricos continuam a fornecer produtos agrícolas (primários) e minerais

*Já os países periféricos mais industrializados fornecem produtos industriais ou serviçoes de primeira e segunda geração industrial.

BLOCOS ECONÔMICOS

A formação de diversos blocos econômicos se deve ao objetivo de se tornarem fortes para enfrentar o novo cenário internacional comercial.

EU (união econômica e monetária)

Atualmente, reúne o maior grau de integração do mundo.

NAFTA

Zona livre de comércio, onde os países membros não pagam tarifas entre si (tarifas zero para países membros).

Cada país tem um nível diferente de tarifas para países fora do bloco.

Intenção de criar uma área de livre circulação de mercadorias e capitais.

UNIÃO ADUANEIRA

Onde as tarifas externas aos países do bloco são comuns.

Entre os países do bloco podem existir tarifas de importação e exportação para todos os produtos ou só para um grupo de produtos. Ex: MERCOSUL

APEC (cooperação econômica da Ásia e do Pacífico)

Proposta de criar até 2020 uma zona livre de comércio.

BRIC

Reúne países que possam representar uma boa parcela da economia mundial, mesmo sendo emergentes.

Brasil, Rússia, Índia e China.

-O comércio internacional é comandado por três países: EUA, Alemanha e Japão

2000àexpansão do comércio, sucesso da economia norte americana,

2001à 11 de setembro e os escândalos nas grandes corporações norte americanas, estagnação da economia japonesa, situação social europeia = que da de vendas muito grande

2003àforte recuperação da moeda europeia, melhora pequena na economia japonesa, desvalorização do dólar no mercado internacional, falta de investimentos estrangeiros no EUA

*A china é o único país do grupo dos subdesenvolvidos a se colocar entre os dez que mais comercializam no mundo. Isso acontece porque o setor mais produtivo da economia (indústria mais tradicional e fornecimento de alimentos, energia, matérias-primas) estar crescendo nas regiões.

COMÉRCIO BRASILEIRO

-O comércio brasileiro está pautado nas exportações industrias, o que faz do nosso setor primário importante no comércio do país. Muitos produtos fazem parte da alimentícia e extrativa vegetal e mineral.

-Produtos exportados à soja em grão, farelo de soja, minério de ferro, carne de frango, automóveis, aviões e armas.

-Pordutos importadosàpetróleo bruto, circuitos integrados e microconjuntos eletrônicos, medicamentos, peças para aviões, aparelhos de precisão, e no setor primário o destaque é o trigo.

Parceiros comerciais

Exportações = China, EUA, Argentina, Alemanha, México, Chile, Japão, Itália, Federação Russa.

Importações= EUA, Argentina, Alemanha, China, Japão, Argélia, França, Nigéria, Coréia do Sul e Itália.

**A América Latina lidera as exportações brasileiras.

MERCOSUL

*Mercado de integração econômica do Cone Sul: a constituição do Mercado Comum do Sul.

*A importância do Mercosul para o RS é revelada pelo crescimento das exportações gaúchas para este destino durante a década de 90, crescendo a taxas muito maiores que as exportações gaúchas para o restante do mundo.

*O mercado gaúcho= a questão das barreiras impostas por mercados como União Européia e EUA, que restringem com medidas protecionistas a entrada de produtos da pauta de exportações gaúchas, afetando a venda de produtos como calçados, fumo, carne bovina e de frango.

TRANSPORTES

-O encurtamento contínuo das distâncias relaciona-se com o crescimento dos fluxos e a intensificação das diversas redes de comunicações. Esse encurtamento é resultante da evolução tecnológica que visa uma melhoria do desempenho dos meios de transporte.

-Hoje, devido ao progresso dos transportes, a distância deixou de ser tão importante, pois houve uma diminuição do valor da distancia-custo e da distancia-tempo (ex: trem).

-A grande revolução dos transportes foi descoberta nos containers que barateou o transporte marítimo e terrestre.

-Com a queda do custo de transporte (diminuição da mão de obra envolvida no embarque e desembarque).

-Portos Cingapura e Roterdam na Holanda são exemplos de portos super modernos.

-A revolução da informática foi muito importante, pois abriu à unificação de um mercado mundial. São as infovias, e existem dois tipos:

1) os aparelhos de telecomunicações (celular, videofone, videoconferencia...). Colocam as pessoas em contato direto quase instantaneamente.

2) aparelhos temáticos (transferência de arquivos, troca de documentos informatizados). São bem mais possantes pois usam a linguagem da informática como no caso do tele trabalho.

-Redução dos custos com o aumento da distância

1º) Hidroviário

2º) Ferroviário

3º) Rodoviário

4º) Aeroviário

-Política de transportes no Brasil = está concentrada no setor rodoviário, consumindo grande quantidade de diesel e gasolina. A durabilidade das nossas estradas, que utilizam veículos pesados e leves, faz com que o numero de acidentes seja maior e as condições das estradas muito ruins.

-A utilização de um meio de transporte está ligada ao custo, o prazo de entrega e o peso do produtos (ambos ligados com o preço). Por exemplo, tijolos, minérios e automóveis deveriam se rlevados pelo transporte hidroviário e ferroviário, mas hoje no Brasil, com exceção dos minérios, a maior parte é deslocado pelas rodoviasm gerando um alto custo para o transporte de carga no Brasil.

FERROVIAS

*O sistema ferroviário brasileiro encontra-se num estado bastante precário.

*FERROVIA NOVOESTE: integra o sistema de ferrovias SE-CO. Inicia em Bauru (SP) e termina em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia)

*ALL (América Latina Logística do Brasil): abrange complexo FERROBAN bandeirante em SP, FERROESTE (Paraná), AFE (Uruguai- Santana do Livramento) e Ferrocarril Mesopotamico (Argentina-Uruguaiana).

RODOVIAS

*O sistema rodoviário atualmente está ameaçado, pois é o maior meio de transportes de pessoas e cargas no Brasil, e encontra-se em estado precário.

*As rodovias são divididas em:

-Radias – 001 - 100

-Longitudinais - 101 - 200

-Tranversais – 210-300

-Diagonais – 310 – 400

**De 401 até 500 servem para unir duas rodovias entre si.

HIDROVIAS

*Os portos mais bem equipados do país são chamados de corredores de exportações:

- Rio Grande

-Santos (compreende do estados do Centro-Oeste e Minas Gerais)

-Paranaguá

-Tubarão Vitória (abrange o RJ, Espírito Santo e Minas Gerais). Completa o quadrilátero Ferrífero.

*Portos especializados na costa brasileira:

-São Sebastião (SP): petróleo

-Maceió (AL): açúcar, petróleo

*Os principais portos em movimento geral de mercadorias no Brasil são: Tubarão (ES), Itaqui (MA), São Sebastião (SP), Sepetiba (RJ), Angra dos reis (RJ), Paranaguá (PR), Praia Mole (ES), Aratu (BA), Rio Grande (RS),

*Os dutos são um excelente meio de transporte para o gás e o petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário