quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Português IV

REVISÃO DE PORTUGUÊS

1) SUJEITO

*Os homens são inteligentes. Os animais também.

*Os animais completam que verbo? SÃO

2) ESTRUTURA: PREPOSIÇÃO +NOME

*Qual é a diferente das demais?

-Não era (VL) cheiro de alegria(CN)

-Tinha necessidade de amor(CN)

-Demonstrava o terror(OD) do mundo(CN)

-Precisava de amigos (OI)

3) PRONOME RETOMANDO ELEMENTOS DO TEXTO

*O queijo era bom. Porém quem o (retoma a palavra queijo) comia ficava com dor de barriga.

*A formatura tinha sido um sucesso. Quem a (retoma a palavra formatura) organizou foi o diretor.

4) LINGUAGEM

*INFORMAL = tá ligado? E aí? Valeu? –A gente não podia trabalhar ali

*SENTIDO FIGURADO= Minha vida estava enterrada na lama.

5) SINÔNIMOS

*Trocar palavras por sinônimos

6) COMPLEMENTO NOMINAL

*Dizer qual frase que tem CN.

7) FUNÇÃO SINTÁTICA

*Queriam a verdade acima de tudo

*Esperei tua ligação

*As atitudes viravam(VL) forma de protesto

*Os homens conheciam a guerra

8) NEXOS

*No texto, olhar contexto QUE

*1-MAS= no entanto

*2-QUE=comparação

*3-PARA= a fim de que (finalidade)

*4-COMO= comparativa

-Ela era feia, mas tinha dinheiro.

-Ela é mais bonita que sua irmã.

-Comprei uma faca para te ferir.

-Como estou cansada, vou dormir

9) ORAÇÕES SUBORDINADAS

*Ao falar com o pai (Quando falava), o menino mostrava sua admiração. = ADVERBIAL TEMPORAL

*O homem era bom. Admirado pelos amigos. Gostava de ajudar. à O homem; que era admirado pelos amigos, era bom. = ADJETIVA EXPLICATIVA

*Sentimos vontade de lutar por novos direitos.= SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL

10) CONCORDÂNCIA VERBAL

*Na vida, entretanto, os homens tentam mostrar suas qualidades, mas geralmente falham.

-Substituir Os homens por a humanidade

-Na vida, entretanto, a humanidade tenta mostrar suas qualidades, mas geralmente falha.

11) REGÊNCIA VERBAL

*IMPLICAR – A vida implica oportunidades

*VISAR- Pedrinho visa ao cargo

*LEMBRAR- Eu me lembrei de você

*ASSISTIR- Assisti ao filme

12) HÁ A, À.

*Não há pessoas más.

*Dediquei a você a minha vida.

*Dirigimo-nos à emergência do hospital.

*Ela conversava com o rapaz há tempos.

*Daqui a pouco, iremos à cantina do colégio.

13) QUE à Qual não corresponde?

*A menina que partiu chorou. Que = pronome relativo=retoma menina

*Não quero que você parta. Que= conjunção integrante

*Sabemos que o amor é incolor. Que=conjunção integrante

*Ela é tão meiga que não sei explicar Que= adverbial

-PRONOME RELATIVO (retoma)

-CONJUNÇÃO INTEGRANTE (completa)

-CONJUNÇÃO ADVERBIAL (acrescenta)

14)VOZES VERBAISàODàvoz passiva

*Preciso de você. OI

*Bebi água gelada. OD

Voz passiva- Água gelada foi bebida por mim.

*Preciso fazer o almoço. OD

Voz passiva- O almoço precisa ser feito.

15)COLOCAÇÃO PRONOMINAL

-Recordar-me-ei de vocês

-As paredes? Não as pinte (fator de atração: Não nunca, jamais)

-Disseram me bobagens.

16)PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

-Solucionei à sufixação

-Imoralidadeà prefixação e sufixação

-Poligamiaà parassíntese

-Entortaràparassíntese

PREFIXOà negação ou precedência. O que indica?

17)CRASE

-a singular palavra seguinte plural

-à noite, à procura, à tarde, à espera

-ombro a ombro, frente a frente, cara a cara

18)PRONOME OBLÍQUO

-CN, OI = OI

-OD-O,A

*Tinha-lhe confiança. CN

*Pedi-lhe conselhos. OI

19)REGÊNCIA

*Assistir

VTD – Ele assistiu o amigo =ajudar

VTI- Ele assistiu ao filme.

VI=Morar

*Visar

VTD - olhar

VTI-desejar

*ASPIRAR

VTD- Eu aspirei pó.

VTI- Eu aspiro à careira.

Esqueci-me do livro ou Esqueci o livro

Existiam/Havia problemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário